Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Ecoponto na Escola realiza entrega de microcomputadores

Foram entregues 18 microcomputadores recondicionados pelo Programa Sustentare em parceria com o Polo Marista.

Publicação:

Foto Ecoponto na Escola
A Diretora da Escola Itororó, Marilanda Barbieri Correa, recebeu o prêmio do Projeto Ecoponto na Escola.
Por Elias Costa

Foi realizada na última segunda-feira (19) a cerimônia de premiação do Ecoponto na Escola, projeto ligado ao Programa Sustentare.

O Ecoponto na Escola é uma iniciativa com  proposta pedagógica de cunho socioambiental que busca a conscientização do descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, o consumo consciente, trabalho em equipe e união da comunidade. O evento aconteceu na Secretaria da Educação. 

A escola de ensino fundamental Itororó da cidade de Guaíba foi a grande vencedora com 2558,90 kg de resíduos recolhidos. A instituição recebeu como prêmio 10 microcomputadores  recondicionados pelo Polo Marista de Formação Tecnológica onde 250 jovens em condições de vulnerabilidade social recondicionam micros para o Programa Sustentare através de um convênio com a Procergs. 

Na segunda colocação ficou a escola de Ensino Fundamental Aurélio Reis, que recebeu cinco microcomputadores, em terceiro a escola Uruguai. Além dos computadores foi entregue o selo verde do Programa Sustentare.  Participaram do projeto, 80 escolas de Porto Alegre e região metropolitana, envolvendo 3.500 alunos, entre setembro de 2017 e outubro de 2018.Cerca de 36 toneladas de resíduos eletroeletrônicos foram destinados ao Programa Sustentare.   

Os materiais foram descaracterizados pelas apenadas do Presídio Feminino Madre Pelletier na planta de descaracterização de eletreletrônicos do Programa Sustentare, gerando trabalho, renda, resgate da auto estima auxiliando-as  no processo de reinserção social. 

O Projeto Ecoponto na Escola surgiu a partir de uma ideia da Procergs que foi encaminhada e aceita prontamente pela Secretaria de Educação também teve a ratificação do Programa Sustentare e a coordenação geral ficou a cargo da Superintendência dos Serviços Penitenciários – Susepe, que elaborou e gerenciou todas as fases de execução do Projeto em parceria com o RSA-Procergs e Seduc.

SUSTENTARE - Programa de Destinação e Descarte de Eletroeletrônicos